terça-feira, 14 de junho de 2016

Faça você também - Dia #9

   Pensando nas dificuldades que passamos no decorrer do projeto e em todos os problemas que tiveram que ser resolvidos, resolvemos postar um tutorial de como fazer EM CASA e gastando pouco seu próprio Projeto linha preta. 

1.        O primeiro passo é Adquirir os Materiais necessários e encontrar um esquema do projeto; ambos podem ser encontrados logo abaixo:

·         Chassis (base) para o carro (foi utilizado um simples Tupperware);
·         1 Sistema eletrônico Arduino;
·         1 Protoboard de tamanho médio;
·         Diversos fios;
·         3 Diodos emissores de luz vermelhos (LEDs) comuns;
·         3 Resistores dependentes de luz (LDRs);
·         1 Pequena placa de circuito (solda);
·         2 Pequenos motores e 2 rodas pequenas;
·         1 Eixo para as rodas;
·         Suporte para baterias;
·         4 Pilhas AA ;
·         1 Arduino UNO;
·         1 Protoboard;


2   O segundo passo é analisar o esquema, verificar se será feira alguma alteração, como por exemplo a troca de algum material. No nosso caso, o projeto sofreu mudanças. Inicialmente seriam usados 3 LEDs fotodiodos e 3 LEDs Infravermelho, que foram substituídos por 3 LEDs Vermelhos e 3 LDRs.

3.O terceiro passo é montar o primeiro protótipo do projeto, seguindo o esquema do projeto.


4  O quarto passo é fazer algumas medições e, com o auxílio de um multímetro, verificar se as correntes, tensões e resistências estão corretas. Verifique erros: se as ligações estão corretas, se não há componentes em lugares errados, e se julgar necessário desmonte e remonte do começo,  no final isso pode poupar seu tempo.

5  O Quinto passo é montar o Chassis do carro, como puderam ver a cima na lista de materiais usamos um Tupperware, portanto foram necessários alguns cortes na estrutura. Isso depende, é claro, de qual material você utilizará. Sugerimos uma embalagem de plástico como usamos.

O sexto passo é, esquematizar e escrever o código do programa que será utilizado dentro do Arduino. Nosso código usado pode ser encontrado no Blog, na página principal em uma coluna posicionada a direita, ele está comentado para que todos possam entender cada passo que foi feito.

O sétimo passo é executar testes, fazer uma linha preta em alguma superfície branca e, usando o monitor serial da IDE do Arduino, ver se há variação de valores, diferenciando quando é o preto e quando é branco. Faça alterações se necessário.

   O oitavo passo é simplesmente aprimorar seu carrinho esteticamente. Pode se usar tintas, por exemplo.

9.    Com isso o projeto está pronto. Caso você faça um modelo poste em suas redes sociais usando a hashtag #ProjetoLinhaPreta que nós iremos curtir e comentar! Qualquer dúvida deixe aqui embaixo nos comentários ..


Muito Obrigado a todos e até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário